Cultura Material


A cultura material está relacionada com a finalidade ou sentido que os objetos têm para um povo numa cultura, ou seja, a importância e influência que exercem na definição da identidade cultural de uma sociedade. O que é material e físico, objeto ou artefato é entendido pelos seres humanos como um legado, como algo é para ser apreendido, usado e preservado, que ensina a reproduzir o mesmo objeto ou a guardar a sua memória. Surgem aqui os objetos manufaturados ( carácter artesanal ) e os que são produzidos num ambiente tecnologicamente mais avançado, na maquinofatura. Os objetos têm uma época e lugar de produção, um povo que os faz e reproduz, logo têm um sentido histórico e humano: a relação entre o objeto e o seu sentido torna-se assim no campo de estudo dos investigadores da cultura material. Numa definição mais clássica, a cultura material pode assim ser entendida como o conjunto de artefatos criados pelo homem, combinando matérias-primas e tecnologia, o qual se distingue das estruturas fixas pelo seu caráter móvel. A noção de cultura material, que, em princípio, se aplicaria apenas a objetos isolados, poderá ser alargada de forma a abranger quase todas as produções humanas, levando a que alguns estudiosos considerem a história da tecnologia, os estudos de folclore, a antropologia cultural, a arqueologia histórica, a geografia cultural e mesmo a história da arte como subcampos de estudos de cultura material. 

Fonte http://www.infopedia.pt/$cultura-material

Habitação
http://farm1.static.flickr.com/141/396254146_2cf5dd90f3.jpg?v=0


Normalmente a cultura japonesa traz como habitação,os famosos templos com telhados em forma triangular e com mais de dois andares sempre. Isso porque sempre se conservou a família no estilo de vida japonesa de modo que do mais velho até o mais novo, todos podiam viver bem em sua casa. Geralmente perto de lagos e riachos essas moradias tinham que ter local de meditação e relaxamento com uma grande área verde para práticas de artes marciais.

Transporte


http://robertomaxwell.com/wp-content/uploads/2007/07/shinkansen-serie0.jpg

Devido a sua facilidade na inovação tecnógica e sua geografia ser em ilhas, três tipos de trasporte cresceram muito no Japão. O primeiro é o trem-bala, capaz de remanejar uma enorme população de um ponto a outro do país em pouquíssemo tempo. Os outros são de navios e aviões de pequeno porte, afinal é necessário em sestema integrado econômico entre todas as ilhas. Mas ainda vale ressaltar a enorme fabricação de carros e motos, como as marcas Honda e Yamaha


Gastronomia


http://wanessa.files.wordpress.com/2008/06/sushi.jpg




A cultura japonesa é riquíssima na parte de alimentação e bebidas. Isso porque utiliza-se muito do macarrão, arroz, legumes e peixes em seu preparo. Um exemplo disso é o prato yakissoba. Ainda sim, a cultura japonesa shoyo, como uma bebida que serve também como complemento e molho e o saque, que é uma bebida típica, servida quentíssima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário