A cultura imaterial é o conhecimento que não foi ensinado por meio de livros, registros formais ou ensinamentos sistemáticos, mas sim, o conhecimento transmitido na prática, na forma oral ou por meio de gestos, de geração para geração. Tradição e transmissão de conhecimento são fatores essenciais para a continuidade da cultura intangível, também chamada de cultura imaterial, e para a construção da identidade um grupo, povo ou nação.O patrimônio cultural de um povo não é composto apenas por elementos materiais, mas também através de manifestações da cultura imaterial, ele é constituído de práticas, representações, técnicas, objetos e lugares do mesmo. Exemplos de bens imateriais que estão com o processo de registro em andamento são a capoeira, o teatro mamulengo e o complexo cultural do bumba-meu-boi do Maranhão, cujo pedido de registro como complexo cultural foi realizado recentemente, no dia 13 de abril de 2008. Gilberto gil, Ministro da Cultura, demonstra entusiasmo com a cultura intangível: "essa dimensão é a mais importante da cultura para uma parte enorme da humanidade hoje".Além da Capoeira, do Bumba-meu-boi e do Teatro Mamulengo muitas outras manifestações culturais e populares estão em processo de serem registradas pelo IPHAN, como a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, a Farmacopéia Popular do Cerrado e o Circo de Tradição Familiar. Justiça seja feita.
Fonte:Fonte : http://www.jorwiki.usp.br/linmat07/index
Conhecimento

Os conhecimentos japoneses são transmitidos de geração em geração, através da hereditariedade. Por pertencerem a uma cultura muito peculiar e único do contexto histórico, a conservação de sua cultura é muito eminente. Os japoneses tem um conhecimento muito amplo na parte de prolongamento da vida, através de uma vida saudável e equilibrada. Isso é perceptível na sua alimentação balanceada, na prática de diversos esportes, principalmente artes marciais, na fabricação de remédios e no equilíbrio entre o corpo e a mente. É visto também como um conhecimento japonês a prática do yoga, que traz paz de espírito ou o ”zen”.
Crenças Populares

As pessoas no Japão, valorizam muito a limpeza, não é admitido a sujeira dentro de casa. Os japoneses também cultuam o seu principal esporte: Sumô. É praticamente um ritual, que serve também para limpar as impurezas da alma, com um processo que começa um dia antes da luta. Além de ser comum em quase todo oriente, no Japão, o consumo de chicletes e cigarros em público mostram a repugnância ao lixo. A intimidade e o respeito é uma peculiaridade japonesa.
Símbolos
Os símbolos japoneses são completamentes relacionados a sua cultura. Um bom exemplo é o “sol nascente”. A idéia de que no Japão o sol nasce por primeiro. Outro exemplo de um símbolo da cultura japonesa são os saumrais e a forma diferenciada com que eles viviam.
http://grupo94.wordpress.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário